Redes sociais falidas (... e as que estão patinando) - Parte 1/2
O Fuceibook preparou uma postagem apenas sobre as redes sociais que passaram pela internet sem que você soubesse, ou ainda, aquelas que ainda estão no ar, mas que muita gente não se sente atraída de participar. Mas essa postagem ficou tão grande, que preferimos dividí-la em duas partes.
Sendo assim, vamos ver agora as redes sociais falidas e as que estão patinando na internet brasileira. Em breve, a segunda parte.
• Kaveris
O que era: uma rede social com jeito de Orkut, onde além de compartilhar fotos e álbuns, você denunciava sites mal-intencionados.
Pontos positivos: muito boa essa iniciativa de juntar a galerë pra botar sites de pedofilia, vírus, golpes, etc. na chón!
Pontos negativos: Eu nem sei! Eu só ouvi falar desse site. Quando descobri, já tinha saído do ar.
O que aconteceu?
Gente, saiu do ar. Simples assim. Mas, na boa... o nome ajudava? Tipo... a mesma pessoa que pergunta "você tem Orkut" ou "você tem Facebook" perguntaria "você tem Kaveris?" Quem era o dono da Kaveris? O Mussumzis?
• Netlog
O que era: um site de relacionamento que segue a mesma fórmula do Orkut, Facebook, etc. etc. etc. ad infinitum.
Pontos positivos: Sinceramente eu não sei. Acho tudo muito igual a qualquer coisa. Mas lá na Europa o povo viu sim pontos positivos. Especialmente em Portugal, o site faz relativo sucesso.
Pontos negativos: Até algum tempo atrás, ele só era oferecido no Português de Portugal. Isso faz alguns brasileiros (frescos) se sentirem peixes fora d'água.
O que aconteceu?
Ele surgiu em 1999 (Isso mesmo! Se o Friendster é o avô, Netlog é bisavô das redes sociais). De origem belga, o Netlog antes se chamava "Facebox". Mas o nome teve que ser trocado. Porque será né? Como eu já disse, ele tem relativo sucesso fora do Brasil. FORA DO BRASIL. Aqui, assim como o Quepasa, ele é apenas uma fonte inesgotável de e-mails irritantes convidando-nos desesperadamente para cadastrar. Mas, bem, se você gosta vá em frente. Netlog não é ruim não, que fique claro. Só achamos ele muito "mais do mesmo".
• WAYN
O que era: uma espécie de avô do 4Square. Nele você diz em que lugar do mundo você está agora. Aliás, seu nome vem justamente disso (WAYN = Where Are You Now? = Onde está você agora?)
Pontos positivos: excelente para quem viaja muito e quer dividir suas experiêcias com os amigos.
Pontos negativos: uma chatice pra você, meu caro colega, que não viaja nem pro sítio da sua tia em Botucatu!
O que aconteceu?
Bem... ele não cresceu muito. Mas nem tinha muito o que crescer mesmo, já que o público alvo são pessoas que viajam bastante. Hoje ele sobrevive bem, depois que integrou seu sistema ao Facebook.... só, infelizmente, deixou de lado o bonequinho que era seu mascote em 2005. Aaaah, gente... ele era tããÃÃãÃãÃãão bonitinho!!!
• Windows Live
O que é: a tentativa da Microsoft de também "criar o Orkut dela". Ao Windows Live pertencem quase todos (ou talvez todos) os usuários do Windows Live Messenger (MSN).
Pontos positivos: Você pode conversar com seus amigos do MSN sem entrar no programa, numa espécie de similar de Google Talk.
Pontos negativos: O cadastro praticamente automático.
O que aconteceu?
Com o MSN gozando (Ui!) o status de comunicador instantâneo mais popular do mundo, a Microsoft resolveu agregar a ele o Windows Live. O cadastro nessa rede, porém, é automático e quase impossível de não ser feito se você usa MSN. Além do mais, se você exclui uma pessoa do MSN ela continua sendo sua amiga no Windows Live. Assim como o Sonico, muita gente nem sabe que tem perfil no Windows Live. Com isso, ele também vive num aparente sucesso, porém também é recheado de perfis-fantasmas!
E você? Lembra de alguma rede social que tenha feito parte e que não existe mais? Tem alguma sugestão para nossa parte 2? Discorda com algo que foi escrito aqui?
Mande seus pareceres pra gente através dos comentários ou redes sociais ~~~nesse caso, aquelas que ainda usamos, né... hehehe
Sendo assim, vamos ver agora as redes sociais falidas e as que estão patinando na internet brasileira. Em breve, a segunda parte.
-------------------------------------------------------------------
• Clubão
O que era: uma rede social lançada em 2005 que era a cara do Orkut!
Pontos positivos: Tinha o ClubIM, que era um sistema de chat bem parecido com o Google Talk ou com o chat do Facebook. Também dava pra comentar fotos muito antes desse recurso ser disponível no Orkut. Você podia criar comunidades com nomes enormes sem o menor problema. Tinha também um sistema de anúncios gratuitos.
Pontos negativos: Qualquer um podia falar com você através do ClubIM, nem precisava ser amigo. Dessa maneira, o Clubão virou reduto perfeito de muito tarado!
O que aconteceu?
Os desenvolvedores, numa certa época, ficaram ávidos por novos membros. Pediam que os usuários convidassem o maior número possível de amigos a aderir. Prometiam, inclusive, criar o "Clubão de Vantagens" (ÔBA!) quando o número aumentasse bastante.
Infelizmente, isso não aconteceu. Assim, num belo dia, o site apareceu fechado, e com uma mensagem na página inicial que dizia "em breve voltaremos com muitas novidades". Passou um mês, dois, três... e nada! Até que um dia, ele saiu do ar de vez.
Pontos positivos: Era todo em português, numa época em que o Orkut ainda era oferecido apenas em Inglês. Assim como no Clubão, as comunidades poderiam ter nomes enooooormes sem o menor problema. Era permitido comentar fotos numa época em que o Orkut ainda não permitia. Além disso, tem o Robotrano, um robô virtual esclarecedor de dúvidas.
Pontos negativos: Layout monótono que jamais passou por atualização. Lançamento de um serviço chamado "Beltrano Vip", que dava alguns agradinhos (nem tão indispensáveis assim) aos usuários que pagassem uma certa taxa.
O que aconteceu?
Nada tão significativo assim... simplesmente o Orkut ganhou uma versão em Português que, naturalmente, deixou o Beltrano obsoleto para muita gente! Além do mais, devido ao seu relativo sucesso ele também passou a ser bloqueado em escolas, universidades e algumas empresas. Com isso, deixou de ser uma alternativa.
Atualmente o Beltrano, que era independente, virou um serviço do Terra.
• Gazzag
O que era: Mais um site de relacionamentos copiando a fórmula do Orkut.
Pontos positivos: SEI LÁ!! Esse aí eu só fiz cadastro e nunca mais voltei!
Pontos negativos: Ai, puxa vida! Tava enjoando já fazer cadastro pra tanta rede social, né!?
O que aconteceu?
Depois de algum tempo, o Gazzag mudou de nome para Octopop. O Octopop, por sua vez, acabou não resistindo por muito tempo.
Por enquanto, se você digitar www.gazzag.com você ainda encontra a carta de despedida do Octopop, na qual reproduzimos o comecinho...
[entre parênteses é nosso]
• Hi5
O que era: por volta de 2006 era mais uma "cópia de Orkut". Hoje, no entanto, segue uma linha mais parecida com o que é a Web 2.0.
Pontos positivos: uma grande diversidade de jogos, tanto para jogar no site quanto para baixar.
Pontos negativos: bom... não tem as (boas) ferramentas que a gente tá acostumado a usar no Facebook e Orkut, mas talvez isso seja demonstrar personalidade, né? Ou não?
O que aconteceu?
Nada de ruim, na verdade. Comparando com 2006, o Hi5 melhorou bastante. Não saiu do ar, talvez por não ser brasileiro. Ainda assim, tem uma versão em português linda e pujante. O problema mesmo é a falta de amigos. Boa parte dos usuários brasileiros desistiu do Hi5 quando ele era mais simples. De qualquer forma, a gente até recomenda, viu!
• Friendster
O que era: o Friendster é o vovô de todas as redes sociais! Existe desde 2002, bem antes de Facebook e Orkut.
Pontos positivos: A vanguarda.
Pontos negativos: Fez mais sucesso do que seu sistema suportava, por isso já bugou algumas vezes.
O que aconteceu?
No Brasil ele praticamente passou batido. Acabou focando sua estrutura mais para jogos, assim como fez o Hi5. Também não tem uma versão em português. Ainda assim, dizem (dizem!) que o site vai muito bem nos EUA e Europa. Quem somos nós para discordar?
• Sonico
O que era: O PRÓPRIO FACEBOOK!!! Você enxerga o espírito de xerox de longe!
Pontos positivos: Os mesmos do Facebook, porque né...
Pontos negativos: Puxa vida, gente! Até pra copiar precisa maquiar, né!? O nível de cópia é tanto, mas tanto, que quando deixam recado pra você aparece um alerta que é um quadradinho vermelho com um número branco no meio. Uhum. Pois é!
O que aconteceu?
Bem... o Sonico é um site argentino. Eles fizeram uma versão em Português focando o público brasileiro. Só que ele tem um sisteminha meio chato de convites e, assim, quando uma pessoa se cadastra, os amigos dela recebem convites pro Sonico feito condenados!! Muita gente tem perfil do Sonico e nem sabe!!!!!
Isso mesmo, meu amigo! Eu DESCOBRI que tinha perfil no Sonico faz pouco tempo!
Com isso, esta rede social vive num aparente sucesso. Mas se você olhar bem, vai descobrir uma legião de perfis-fantasmas.
• Que Pasa
O que é: PUTZ GENTE, É UMA CÓPIA DO SONICO!! Tem que ter coragem! [Briiiimks qqqqqqqqqqqq/]
O Que Pasa é uma rede social só para latinos. Até pouco tempo atrás, ele era oferecido apenas em espanhol. Também, há pouco tempo, decidiu agir de forma integrada com Facebook e outras redes.
Pontos positivos: Ay, cabrón... yo no sé! Cadastra-te y me cuenta!
Pontos negativos: LA CUCARACHAAA, LA CUCARACHAAAAA... YA NO PUEDE MÁS CANTAR ♪
O que aconteceu?
Porra, gente, sei lá! Só sei que aqui no Brasil não pegou. Ainda assim, vivo recebendo convites por e-mail pra me cadastrar nessa budega!
• 1Grau
O que era: Um site feito com a mesma fórmula do Orkut.
Pontos positivos: Não posso reclamar de organização. O 1Grau era bem organizado. Bem feitinho. Redondinho.
Pontos negativos: Fazer cadastro de novo. Criar comunidades de novo. Tem uma hora que cansa né!? E OUTRA... até hoje não sei como pronunciar o nome desse site. Tinha gente que falava "primeiro grau", outros falavam "um grau".
O que aconteceu: Teve o desaparecimento mais drástico de todos. Simplesmente desapareceu. Não deixou mensagem de lamentação nem deixou no ar uma "pequena possibilidade" de voltar. Simplesmente sumiu!
• UOL K
O que era: Cópia do Orkut tão discarada mas tão discarada que tinha até um K no nome. O que fez com que muita gente o chamasse de "UOLKut".
Pontos Positivos: embora pertencesse à UOL, o serviço era gratuito. Através dele você pode colocar fotos pessoais no Bate Papo UOL, coisa que não-usuários não poderiam fazer.
Pontos Negativos: Layout feito "nas coxas", todo largado e sem cara de "rede social". Além do quê, gente... desde quando Bate Papo UOL faz bem pra reputação de qualquer pessoa? UAHSAUSHAISHAISHAIUSHAIUHSIUAHSIUASH
O que aconteceu?
Ficou no ar até abril de 2011, tendo uns usuários aqui, outros ali e só. Não tinha mesmo muitas previsões de crescimento. Além do quê, o UOL K vinha funcionando apenas como uma extensão do Bate Papo UOL fazia um bom tempo (procura UOL K no Google Imagens pra você entender o que eu tô falando [+18]).
A UOL preferiu agregar os usuários do UOL K, do UOL Jogos e outros serviços num serviço chamado UOL Perfis. Nada muito inovador, mas bem, UOL K também não era nada inovador, então tá tudo certo. Hehe.
O que era: uma rede social lançada em 2005 que era a cara do Orkut!
Pontos positivos: Tinha o ClubIM, que era um sistema de chat bem parecido com o Google Talk ou com o chat do Facebook. Também dava pra comentar fotos muito antes desse recurso ser disponível no Orkut. Você podia criar comunidades com nomes enormes sem o menor problema. Tinha também um sistema de anúncios gratuitos.
Pontos negativos: Qualquer um podia falar com você através do ClubIM, nem precisava ser amigo. Dessa maneira, o Clubão virou reduto perfeito de muito tarado!
O que aconteceu?
Os desenvolvedores, numa certa época, ficaram ávidos por novos membros. Pediam que os usuários convidassem o maior número possível de amigos a aderir. Prometiam, inclusive, criar o "Clubão de Vantagens" (ÔBA!) quando o número aumentasse bastante.
Infelizmente, isso não aconteceu. Assim, num belo dia, o site apareceu fechado, e com uma mensagem na página inicial que dizia "em breve voltaremos com muitas novidades". Passou um mês, dois, três... e nada! Até que um dia, ele saiu do ar de vez.
-------------------------------------------------------------------
• Beltrano
O que era: um dos pioneiros nacionais na concorrência com o Orkut, surgido em 2005Pontos positivos: Era todo em português, numa época em que o Orkut ainda era oferecido apenas em Inglês. Assim como no Clubão, as comunidades poderiam ter nomes enooooormes sem o menor problema. Era permitido comentar fotos numa época em que o Orkut ainda não permitia. Além disso, tem o Robotrano, um robô virtual esclarecedor de dúvidas.
Pontos negativos: Layout monótono que jamais passou por atualização. Lançamento de um serviço chamado "Beltrano Vip", que dava alguns agradinhos (nem tão indispensáveis assim) aos usuários que pagassem uma certa taxa.
O que aconteceu?
Nada tão significativo assim... simplesmente o Orkut ganhou uma versão em Português que, naturalmente, deixou o Beltrano obsoleto para muita gente! Além do mais, devido ao seu relativo sucesso ele também passou a ser bloqueado em escolas, universidades e algumas empresas. Com isso, deixou de ser uma alternativa.
Atualmente o Beltrano, que era independente, virou um serviço do Terra.
-------------------------------------------------------------------
• Gazzag
O que era: Mais um site de relacionamentos copiando a fórmula do Orkut.
Pontos positivos: SEI LÁ!! Esse aí eu só fiz cadastro e nunca mais voltei!
Pontos negativos: Ai, puxa vida! Tava enjoando já fazer cadastro pra tanta rede social, né!?
O que aconteceu?
Depois de algum tempo, o Gazzag mudou de nome para Octopop. O Octopop, por sua vez, acabou não resistindo por muito tempo.
Por enquanto, se você digitar www.gazzag.com você ainda encontra a carta de despedida do Octopop, na qual reproduzimos o comecinho...
"Queridos membros da comunidade OctoPop,
É com muita tristeza que informamos: o OctoPop não vai mais voltar. Dedicamos muito de nossa energia e nosso coração para que o OctoPop desse certo. Mas, infelizmente, não foi o bastante. [Maneira sutil de dizer que deu errado]
Um sério problema técnico foi o ponto final nesta nossa jornada juntos. [$ério problema técnico? HUAUSHUAHSUASHUAHSUAS] Não é o final que gostaríamos. Pedimos desculpas e agradecemos a todos vocês que acreditaram, participaram e sempre foram os verdadeiros motivos do OctoPop existir."
[entre parênteses é nosso]
-------------------------------------------------------------------
• Hi5
O que era: por volta de 2006 era mais uma "cópia de Orkut". Hoje, no entanto, segue uma linha mais parecida com o que é a Web 2.0.
Pontos positivos: uma grande diversidade de jogos, tanto para jogar no site quanto para baixar.
Pontos negativos: bom... não tem as (boas) ferramentas que a gente tá acostumado a usar no Facebook e Orkut, mas talvez isso seja demonstrar personalidade, né? Ou não?
O que aconteceu?
Nada de ruim, na verdade. Comparando com 2006, o Hi5 melhorou bastante. Não saiu do ar, talvez por não ser brasileiro. Ainda assim, tem uma versão em português linda e pujante. O problema mesmo é a falta de amigos. Boa parte dos usuários brasileiros desistiu do Hi5 quando ele era mais simples. De qualquer forma, a gente até recomenda, viu!
-------------------------------------------------------------------
• Friendster
O que era: o Friendster é o vovô de todas as redes sociais! Existe desde 2002, bem antes de Facebook e Orkut.
Pontos positivos: A vanguarda.
Pontos negativos: Fez mais sucesso do que seu sistema suportava, por isso já bugou algumas vezes.
O que aconteceu?
No Brasil ele praticamente passou batido. Acabou focando sua estrutura mais para jogos, assim como fez o Hi5. Também não tem uma versão em português. Ainda assim, dizem (dizem!) que o site vai muito bem nos EUA e Europa. Quem somos nós para discordar?
-------------------------------------------------------------------
• Sonico
O que era: O PRÓPRIO FACEBOOK!!! Você enxerga o espírito de xerox de longe!
Pontos positivos: Os mesmos do Facebook, porque né...
Pontos negativos: Puxa vida, gente! Até pra copiar precisa maquiar, né!? O nível de cópia é tanto, mas tanto, que quando deixam recado pra você aparece um alerta que é um quadradinho vermelho com um número branco no meio. Uhum. Pois é!
O que aconteceu?
Bem... o Sonico é um site argentino. Eles fizeram uma versão em Português focando o público brasileiro. Só que ele tem um sisteminha meio chato de convites e, assim, quando uma pessoa se cadastra, os amigos dela recebem convites pro Sonico feito condenados!! Muita gente tem perfil do Sonico e nem sabe!!!!!
Isso mesmo, meu amigo! Eu DESCOBRI que tinha perfil no Sonico faz pouco tempo!
Com isso, esta rede social vive num aparente sucesso. Mas se você olhar bem, vai descobrir uma legião de perfis-fantasmas.
-------------------------------------------------------------------
• Que Pasa
O que é: PUTZ GENTE, É UMA CÓPIA DO SONICO!! Tem que ter coragem! [Briiiimks qqqqqqqqqqqq/]
O Que Pasa é uma rede social só para latinos. Até pouco tempo atrás, ele era oferecido apenas em espanhol. Também, há pouco tempo, decidiu agir de forma integrada com Facebook e outras redes.
Pontos positivos: Ay, cabrón... yo no sé! Cadastra-te y me cuenta!
Pontos negativos: LA CUCARACHAAA, LA CUCARACHAAAAA... YA NO PUEDE MÁS CANTAR ♪
O que aconteceu?
Porra, gente, sei lá! Só sei que aqui no Brasil não pegou. Ainda assim, vivo recebendo convites por e-mail pra me cadastrar nessa budega!
-------------------------------------------------------------------
• 1Grau
O que era: Um site feito com a mesma fórmula do Orkut.
Pontos positivos: Não posso reclamar de organização. O 1Grau era bem organizado. Bem feitinho. Redondinho.
Pontos negativos: Fazer cadastro de novo. Criar comunidades de novo. Tem uma hora que cansa né!? E OUTRA... até hoje não sei como pronunciar o nome desse site. Tinha gente que falava "primeiro grau", outros falavam "um grau".
O que aconteceu: Teve o desaparecimento mais drástico de todos. Simplesmente desapareceu. Não deixou mensagem de lamentação nem deixou no ar uma "pequena possibilidade" de voltar. Simplesmente sumiu!
-------------------------------------------------------------------
• UOL K
O que era: Cópia do Orkut tão discarada mas tão discarada que tinha até um K no nome. O que fez com que muita gente o chamasse de "UOLKut".
Pontos Positivos: embora pertencesse à UOL, o serviço era gratuito. Através dele você pode colocar fotos pessoais no Bate Papo UOL, coisa que não-usuários não poderiam fazer.
Pontos Negativos: Layout feito "nas coxas", todo largado e sem cara de "rede social". Além do quê, gente... desde quando Bate Papo UOL faz bem pra reputação de qualquer pessoa? UAHSAUSHAISHAISHAIUSHAIUHSIUAHSIUASH
O que aconteceu?
Ficou no ar até abril de 2011, tendo uns usuários aqui, outros ali e só. Não tinha mesmo muitas previsões de crescimento. Além do quê, o UOL K vinha funcionando apenas como uma extensão do Bate Papo UOL fazia um bom tempo (procura UOL K no Google Imagens pra você entender o que eu tô falando [+18]).
A UOL preferiu agregar os usuários do UOL K, do UOL Jogos e outros serviços num serviço chamado UOL Perfis. Nada muito inovador, mas bem, UOL K também não era nada inovador, então tá tudo certo. Hehe.
-------------------------------------------------------------------
• Kaveris
O que era: uma rede social com jeito de Orkut, onde além de compartilhar fotos e álbuns, você denunciava sites mal-intencionados.
Pontos positivos: muito boa essa iniciativa de juntar a galerë pra botar sites de pedofilia, vírus, golpes, etc. na chón!
Pontos negativos: Eu nem sei! Eu só ouvi falar desse site. Quando descobri, já tinha saído do ar.
O que aconteceu?
Gente, saiu do ar. Simples assim. Mas, na boa... o nome ajudava? Tipo... a mesma pessoa que pergunta "você tem Orkut" ou "você tem Facebook" perguntaria "você tem Kaveris?" Quem era o dono da Kaveris? O Mussumzis?
-------------------------------------------------------------------
• Netlog
O que era: um site de relacionamento que segue a mesma fórmula do Orkut, Facebook, etc. etc. etc. ad infinitum.
Pontos positivos: Sinceramente eu não sei. Acho tudo muito igual a qualquer coisa. Mas lá na Europa o povo viu sim pontos positivos. Especialmente em Portugal, o site faz relativo sucesso.
Pontos negativos: Até algum tempo atrás, ele só era oferecido no Português de Portugal. Isso faz alguns brasileiros (frescos) se sentirem peixes fora d'água.
O que aconteceu?
Ele surgiu em 1999 (Isso mesmo! Se o Friendster é o avô, Netlog é bisavô das redes sociais). De origem belga, o Netlog antes se chamava "Facebox". Mas o nome teve que ser trocado. Porque será né? Como eu já disse, ele tem relativo sucesso fora do Brasil. FORA DO BRASIL. Aqui, assim como o Quepasa, ele é apenas uma fonte inesgotável de e-mails irritantes convidando-nos desesperadamente para cadastrar. Mas, bem, se você gosta vá em frente. Netlog não é ruim não, que fique claro. Só achamos ele muito "mais do mesmo".
-------------------------------------------------------------------
• WAYN
O que era: uma espécie de avô do 4Square. Nele você diz em que lugar do mundo você está agora. Aliás, seu nome vem justamente disso (WAYN = Where Are You Now? = Onde está você agora?)
![]() |
| ~~~~AS VES NO SILEMCIO DA NOET11!11 |
Pontos positivos: excelente para quem viaja muito e quer dividir suas experiêcias com os amigos.
Pontos negativos: uma chatice pra você, meu caro colega, que não viaja nem pro sítio da sua tia em Botucatu!
O que aconteceu?
Bem... ele não cresceu muito. Mas nem tinha muito o que crescer mesmo, já que o público alvo são pessoas que viajam bastante. Hoje ele sobrevive bem, depois que integrou seu sistema ao Facebook.... só, infelizmente, deixou de lado o bonequinho que era seu mascote em 2005. Aaaah, gente... ele era tããÃÃãÃãÃãão bonitinho!!!
-------------------------------------------------------------------
• Windows Live
O que é: a tentativa da Microsoft de também "criar o Orkut dela". Ao Windows Live pertencem quase todos (ou talvez todos) os usuários do Windows Live Messenger (MSN).
Pontos positivos: Você pode conversar com seus amigos do MSN sem entrar no programa, numa espécie de similar de Google Talk.
Pontos negativos: O cadastro praticamente automático.
O que aconteceu?
Com o MSN gozando (Ui!) o status de comunicador instantâneo mais popular do mundo, a Microsoft resolveu agregar a ele o Windows Live. O cadastro nessa rede, porém, é automático e quase impossível de não ser feito se você usa MSN. Além do mais, se você exclui uma pessoa do MSN ela continua sendo sua amiga no Windows Live. Assim como o Sonico, muita gente nem sabe que tem perfil no Windows Live. Com isso, ele também vive num aparente sucesso, porém também é recheado de perfis-fantasmas!
-------------------------------------------------------------------
E você? Lembra de alguma rede social que tenha feito parte e que não existe mais? Tem alguma sugestão para nossa parte 2? Discorda com algo que foi escrito aqui?
Mande seus pareceres pra gente através dos comentários ou redes sociais ~~~nesse caso, aquelas que ainda usamos, né... hehehe


































